quarta-feira, 19 de setembro de 2012


PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS



Apesar da Lei de Acessibilidade já estar em vigor há muito tempo, muitos estabelecimentos comerciais, e mesmo públicos, desrespeitam as normas de adequação dos serviços de acesso aos cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção. Além dos cadeirantes outros têm os seus direitos desrespeitados como os idosos, pessoas que usam salto alto, portadores de muletas, portadores de deficiência física e todos os que têm mobilidade reduzidas de locomoção.
A falta de acesso a prédios e o estado das calçadas e ruas são umas das maiores dificuldades que o deficiente físico enfrenta. Os problemas são presenciados por cidadãos que têm limitações físicas e diariamente encontram barreiras para executarem tarefas em  banco, um mercado e até em algumas repartições públicas.
Hoje no Brasil não se têm políticas públicas que promovam o verdadeiro processo de inclusão social dos cerca de 25 milhões de portadores de deficiência física, embora exista a Lei Federal nº. 10.098, de 19 de dezembro de 2000, assinada pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. A lei, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a acessibilidade de deficientes físicos, ainda não é corretamente fiscalizada.Diante deste panorama, embora a Constituição Federal atual seja norteada pelo princípio de que o direito de livre acesso ao meio físico e de locomoção é parte indissociável dos Direitos Humanos, falta à visão de obrigatoriedade, bem como uma ligação entre a Lei e os já existentes parâmetros estabelecidos pelas normas técnicas de acessibilidade da NBR 9050/1994 e NBR 14022, feitas pela ABNT, e sem dúvida a maior falta é a de sensibilidade da administração municipal, para que veja a situação das pessoas que caminham pelas ruas e tem suas limitações, além da necessidade que sejam realizadas mudanças e melhorias para o povo e não dentro de suas próprias vontades.







Escola Francisco Pessoa de Queiroz
Alunas: Anna Carina da Silva Almeida
                Sônia Maria
Série: 3º C – Noite
Professora: Rosana

Nenhum comentário:

Postar um comentário